Você é uma mulher, você deveria fazer isso...”
"Você é uma mulher, você não deveria agir assim...”
Ser mulher está atrelado a muitas pressões sociais, basta um movimento não convencional e todos irão julgá-la. Na verdade, não importa o que você faça, a sociedade sempre terá algo a dizer.
Por que somos tão cobradas?
Essa pergunta nos assombra desde muito cedo, ainda na infância. Talvez porque a expectativa e a exigência na criação das meninas sejam muito altas. A sensação constante de julgamento pela sociedade, muitas vezes valorizando a aparência em detrimento à capacidade de fazer ou alcançar algo, é reforçada pelo fato de termos aprendido desde muito novas a supervalorizar a aparência. Acordar linda, perfumada, estar bem-vestida, com o corpo em forma e sempre bem-humorada sempre foi um ideal a ser alcançado apesar dos desafios para gerenciar o tempo e manter o equilíbrio e a saúde mental.
A verdade é que as mulheres foram ensinadas a viver para os outros, e isso causa muito estresse e ansiedade.
As mulheres foram educadas para atender às expectativas irreais que a sociedade sempre lhes cobrou. A mensagem é simples: SEJAM PERFEITAS.
Enquanto a mídia continuar ditando comportamentos e influenciando os padrões ideais as mulheres continuarão presas a estereótipos, pois são bombardeadas com mensagens que as levam a exigir nada menos que a perfeição. O problema é que quando não conseguem, sentem-se mal , e algumas caem em depressão .
E não para por aí, as mulheres são julgadas também pela forma como conduzem suas vidas. Uma mulher desorganizada e que não dá conta de tudo, não é uma boa mulher. A mãe é responsabilizada pela felicidade da sua família, e a esposa pelo sucesso do seu casamento. A culpa é sempre das mulheres. Apesar de estarem no controle, não podem ser controladoras... Enfim... Louco, né?
As mulheres são cobradas à manterem o bom humor e a energia elevada o tempo todo. As pessoas acham estranho se não estão sorrindo, quando na verdade, deveriam ter liberdade para serem honestas com os seus sentimentos e deveriam se sentir confortáveis para dizer o que não lhes agrada ou até mesmo para pedir ajuda, afinal de contas, não ser perfeita deveria ser normal.
Por isso, selecionamos algumas dicas que ajudarão você a ser mais você e consequentemente se sentir melhor. Veja só:
Aceitação: Abrace suas próprias imperfeições.
Confiança: Menos expectativas e mais realidade.
Saia da zona de conforto: Esteja aberta a aprender sempre!
Cuide-se bem: Torne-se a sua prioridade. Mantenha-se independente: E seja feliz por você!
Não hesite em procurar ajuda: Amigos, companheiros e profissionais da saúde podem lhe ajudar muito.
Nunca tenha medo de falar: NÃO é libertador, assim como compartilhar suas angústias.
Aprenda com seus erros: E seja responsável o suficiente para pedir desculpas quando necessário.
Seja um bom exemplo: Viva apaixonada pela sua vida e certa dos caminhos que escolheu para sua jornada.
A verdade é que ninguém pode exercer um poder sobre a sua vida se você não permitir. Ser leve e plena só depende de você. Mantenha as dicas acima em mente, e trilhe seu caminho da melhor forma possível, honesta com as suas qualidade e fraquezas - não para os outros, mas para si mesma.
EQUIPE FOCO MULHER
Comments