top of page

O poder da Spirulina



O termo Spirulina se refere a um grande número de espécies de bactérias que pertencem ao filo cyanobacteria. Elas são microorganismos que se alimentam por meio da fotossíntese e no passado já foram denominadas algas verdes-azuis.


As aplicações terapêuticas sugeridas para Spirulina são extremamente diversificadas, abrangendo: inibição de replicação viral, atividade antitumoral, redução da hipercolesterolemia e outras hiperlipidemias, efeito antidiabetogênico, efeito anti-hipertensivo, modulador do sistema imunológico e regulador da resposta alérgica, aumento da absorção intestinal de vitaminas e minerais, aumento dos lactobacilos intestinais, coadjuvante no tratamento de indivíduos obesos, anêmicos e redução da nefrotoxicidade por metais pesados e medicamentos.


Um super alimento, não é mesmo?


A utilização da Spirulina na alimentação humana tem sido realizada por vários séculos. Quando os espanhóis conquistaram o México, descobriram que os astecas coletavam essa microalga no lago Texcoco e a consumiam na forma de molho à base de cereais, conhecido como chimolli ou molho asteca. Na África, a comunidade étnica dos Kanembous colhia a Spirulina no lago Chad, a desidratava e moldava em tabletes para a venda no mercado local.


Os Kanembous também preparavam o dihé, um molho à base de Spirulina, salsa e pimenta, utilizado para acompanhar preparações à base de milho, carnes e peixes, sendo consumido em 70% das refeições Kanembous.


Um fato muito interessante é que a Spirulina já foi inclusive utilizada como fonte de alimento e suplemento primordial em programas espaciais da NASA – National Aeronauts and Space Administration – agência do governo americano encarregada de pesquisa e desenvolvimento da exploração espacial.


Atualmente é muito utilizada em suplementos alimentares na forma de pastilhas ou cápsulas e até mesmo em ração animal por possuir propriedades potenciais não só de um alimento funcional, como também de um nutracêutico por se relacionar com a prevenção e tratamento de doenças. Rica em vitamina B12, proteínas, aminoácidos essências, minerais, ácidos graxos poli-insaturados dentre outros nutrientes, uma aliada à dietas vegetarianas!


A Spirulina é realmente muito poderosa, não é mesmo?!



Referência:

OLIVEIRA, C.A; CAMPOS, A.A.O; RIBEIRO, S.M.R et al. Potencial nutricional, funcional e terapêutico da cianobactéria spirulina. Rasbran. 2013; ano 5, n. 1, p.52-59.




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page