Quando se trata de saúde, sempre é bom lembrarmos que os alimentos que consumimos exercem um impacto primordial sobre como nos sentimos fisicamente e mentalmente.
Nas últimas décadas, pesquisadores vêm descobrindo muitos benefícios à saúde com o consumo das especiarias açafrão da terra (curcuma longa) e açafrão (crocus sativus L). Em destaque muitos estudos observaram a depressão maior associada com uma inflamação crônica, estresse oxidativo e danos microscópicos no nível neural. Desta forma, a cúrcuma devido seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, demonstra proteção contra uma série de condições degenerativas. Este papel protetor é muito importante para a saúde geral do cérebro e está positivamente associado ao tratamento coadjuvante para condições de depressão e ansiedade.
No entanto, os compostos do açafrão crocus também não ficam atrás e apresentam ação na redução da ansiedade e depressão.
A curcumina (derivada da curcuma longa) se mostra estimulante da plasticidade neuronal sendo fantástica na prevenção de doenças degenerativas, demências e favorecendo a longevidade saudável.
Diferença entre Cúrcuma e Açafrão
Curcuma longa
Principais funcionalidades: Anti-inflamatório, antioxidante, anticâncer, saúde cerebral, antidiabético, condições inflamatórias sistêmicas.
Crocus Sativus L
Principais funcionalidades: Saúde cerebral, anti-inflamatório, antioxidante, redução do apetite, anticâncer, saúde visual, cardiovascular, urogenital e dermatológico.
Com tantas ações na promoção da saúde, eles são mais do que apenas especiarias culinárias. Quando incorporados no nosso dia a dia, ajudam a reequilibrar nossos sistemas, reduzir a inflamação e nutrir nossa saúde geral.
Sendo assim, incorpore esses fitonutrientes nas preparações culinárias, shots imunológicos pela manhã (limão, cúrcuma e gengibre), suplementos (sachês ou cápsulas) e contribua para que seu organismo trabalhe melhor promovendo sua vitalidade positiva.
Comentários