O assoalho pélvico desempenha um papel importantíssimo e fundamental na relação sexual. A mulher deveria ter total controle sobre a musculatura do seu assoalho pélvico, ou seja, deveria conseguir contrair ou relaxar com a mesma habilidade e facilidade.
A contração da musculatura íntima favorece a vascularização da região e permite a compressão do clitóris, o que aumenta o prazer durante o ato sexual e facilita o alcance de orgasmos mais potentes. As contrações vaginais mais intensas deixam a vagina mais apertada e favorecem a ereção do homem. Já o relaxamento dessa musculatura é fundamental para uma penetração menos dolorosa e mais prazerosa.
Mas cuidado, não confunda relaxamento com enfraquecimento. O relaxamento muscular se contrapõe à contração muscular, ou seja, a capacidade de apertar ou soltar determinada musculatura. Já o enfraquecimento se contrapõe ao fortalecimento muscular, ou seja, está relacionado à condição do músculo, se este está mais forte ou mais fraco. O enfraquecimento favorece a flacidez vaginal e pode reduzir bastante a sensação de prazer durante a penetração tanto para as mulheres quanto para os homens.
O assoalho pélvico fraco ainda pode aumentar os gases vaginais, comprometer o alcance de orgasmos e facilitar a perda de urina durante a relação sexual, situações extremamente desconfortáveis e muito constrangedoras.
Por outro lado, um assoalho pélvico muito tensionado pode ser motivo de dor durante o sexo podendo até causar uma aversão à essa prática que deveria ser tão prazerosa e desejada.
A correção das disfunções do assoalho pélvico e a normalização do tônus muscular dessa região é fundamental para a sua saúde pélvica e sexual. Se você tem dúvidas ou já sentiu alterações na sua região íntima, converse com um profissional qualificado..
Comments