Muitos problemas de saúde são condições evitáveis.
O que vem à mente quando você pensa sobre as preocupações com a saúde das mulheres? O câncer de mama provavelmente está no topo da lista. Mas permanecer saudável como mulher envolve mais do que cuidados com a mama e mamografias. Assim como sua vida tem muitas facetas, sua saúde também. Felizmente, muitas das principais preocupações com a saúde das mulheres são doenças evitáveis. Mantenha essas condições-chave em seu radar e descubra o que você pode fazer para os principais problemas de saúde.
1. Doença cardíaca
Sua mãe pode ter lhe dito para guardar seu coração. Ela era sábia, mas talvez não da maneira que você pensa. Mais de uma em cada três mulheres americanas tem algum tipo de doença cardiovascular ou cardíaca. E as doenças cardíacas são a principais causa de morte tanto para homens quanto para mulheres. Mas a boa notícia é que as doenças cardíacas são um problema de saúde evitável por meio de dieta, exercícios, não fumar e limitar o consumo de álcool. Aprenda mais sobre maneiras de prevenir doenças cardíacas .
2. Câncer
Mais uma vez, o câncer de mama está no topo da lista quando você pensa em mulheres e câncer. E o câncer de mama é definitivamente uma das principais preocupações de saúde das mulheres. Mas você sabia que o câncer de pele é o câncer mais comum nos Estados Unidos? Além do mais: os cânceres de pulmão, cólon e útero combinados são responsáveis por quase tantos cânceres quanto o de mama . Portanto, faça autoexames mensais das mamas, use protetor solar, não fume, faça sua colonoscopia e consulte seu médico sobre menstruações anormais ou problemas abdominais.
3. AVC
A cada 40 segundos, alguém nos Estados Unidos sofre um derrame . E a cada quatro minutos, uma pessoa morre como resultado. Você deve saber que 60% dessas mortes ocorrem em mulheres. Você conhece os sinais de alerta de AVC? Lembre-se da palavra FAST: F (face) a pessoa consegue sorrir? A (arms) a pessoa consegue levantar os braços? S (speech) a pessoa consegue se comunicar e falar com clareza? T (time) o tempo é preciso, aprenda os sinais e chame socorro o mais rápido possível.
4. Diabetes e obesidade
O diabetes tipo 2 é uma epidemia nos Estados Unidos, afetando quase 26 milhões de adultos. E quase metade desses casos são mulheres. Como a obesidade é um fator de risco para diabetes tipo 2 , não deveria ser surpresa que haja uma tendência semelhante para a obesidade. Cerca de 1/3 dos adultos americanos são obesos; a prevalência é semelhante para homens e mulheres. A combinação dessas duas condições aumenta o risco de doenças cardíacas, derrames e doenças renais . Mas você pode prevenir ambos com mudanças saudáveis no estilo de vida.
5. Osteoporose
Uma em cada duas mulheres terá osteoporose durante a vida. A massa óssea das mulheres atinge o pico aos 30 anos, tornando a infância e a adolescência a chave para a construção óssea. Mas todas as mulheres podem ajudar a prevenir a osteoporose ingerindo cálcio e vitamina D suficientes e fortalecendo os ossos com exercícios de levantamento de peso.
6. Depressão
Todos nós ficamos tristes de vez em quando. Mas a depressão é mais do que isso. A depressão dura mais de algumas semanas e interfere na sua vida diária. E é quase duas vezes mais provável que afete mulheres em comparação aos homens. A maioria das pessoas precisa de tratamento para melhorar, mas existem maneiras de você se ajudar: exercite-se, fracione tarefas grandes em tarefas menores e passe um tempo com pessoas em quem você confia.
7. Doenças Autoimunes
As doenças autoimunes ocorrem quando o seu sistema imunológico fica maluco e ataca os tecidos saudáveis. Há uma grande variedade dessas doenças que afetam quase todos os sistemas orgânicos, sendo que 75% das vezes eles afetam as mulheres. Na verdade, aproximadamente 30 milhões de mulheres na América sofrem de uma doença auto-imune. Embora essas doenças não sejam necessariamente evitáveis, o diagnóstico precoce costuma ser a chave para controlá-las. Portanto, esteja atenta à sua saúde, não ignore os sinais e sintomas.
8. Menopausa
É um fato da vida. Se você for mulher, terá que lidar com a menopausa . Ninguém espera ondas de calor , suores noturnos , mudanças de humor e problemas de sono. Mas nem toda mulher apresenta sintomas graves e há vida após a menopausa . A transição da menopausa também é chamada de perimenopausa . Duram vários anos até 12 meses após a sua última menstruação. Cuidar da sua saúde e do seu corpo pode ajudá-la durante a transição. Procure manter um peso saudável, faça uma dieta balanceada, faça muitos exercícios, pratique o controle do estresse e consulte seu médico regularmente.
9. Planejamento Familiar
Embora o planejamento familiar não seja uma condição de saúde, é uma preocupação para a maioria das mulheres. Algumas fases de sua vida são dedicadas à prevenção da gravidez, enquanto outras se concentram em conceber um filho. De qualquer forma, o seu obstetra-ginecologista ou médico de família é a pessoa indicada para questões de planejamento familiar. Consultar o seu médico regularmente irá ajudá-la a prevenir gravidezes indesejadas e a prepará-la para uma gravidez saudável no momento certo. Portanto, marque essa consulta hoje!
10. Saúde sexual e da bexiga
A saúde sexual pode andar de mãos dadas com a saúde da bexiga. Os problemas funcionais como incontinência urinária e as dificuldades sexuais bem como as infecções do trato urinário quanto as causadas pelas doenças sexualmente transmissíveis precisam ser tratadas adequadamente. Converse com seu médico sobre quaisquer problemas de bexiga ou dificuldades sexuais. Existem muitos tipos de tratamento para a incontinência urinária que, por sua vez, podem aumentar sua confiança e melhorar sua saúde sexual.
Comments